17 de dez. de 2010

Celular HTC

Navegador de gps no celular – HTC, Qtek, Pocket PC, Windows Mobile 

 Venho mantendo um site sobre GPS, chamado Guia do GPS. Nesse site, é possível encontrar uma gama enorme de informações, inclusive sobre GPS para celular e navegadores de gps no celular.

Se você tem um celular com windows mobile, é possível ter um navegador por GPS sem seu celular ter GPS interno. Como ? continue lendo e descubra :>>



Você já deve ter visto nas lojas os navegadores GPS que estão vendendo e que custam por volta de R$ 1.000,00. Vou dar algumas informações básicas, caso esteja procurando por um.
- GPS vem do inglês: Global Positioning System, ou seja, sistema de posicionamento global. O mecanismo é formado por uma série de satélites (constelação), que por triangulação, conseguem fornecer com muita precisão a sua posição dentro do globo terreste.
- Sinal de GPS NÃO É PAGO, ao contrário do que falam. O que normalmente cobram é pelo serviço de atualização de mapas.
- Navegador por GPS é diferente de um aparelho de GPS. Ambos possuem funcionalidades bem diferentes. O navegador por GPS serve para guiar em ruas, com comandos de voz (alguns novos tocam MP3, MP4). O aparelho de GPS fornece muito mais funcionalidades, como por exemplo, navegação marítima.
- A maioria dos navegadores é um PocketPC modificado, rodando Windows Mobile. Se é Windows Mobile, então o Navegador é uma aplicação pra Windows Mobile. Vou indicar as 3 melhores aplicações (na minha percepção, com base nos meus critérios):
Destinator
Possui excelente atualização de mapas e um modelo de navegação intuitivo. É o software que está na maioria dos navegadores. É pago.
http://www.movix1.com.br/produto_especificacao.php?cod_produto=3&cod_categoria=14?OR=Maplink_Home_Destinator
Tom Tom Navigator
A atualização de mapas no Brasil não é tão grande quanto ao destinator, mas tem uma interface fantática. É pago.
http://www.expansys.com.br/p.aspx?i=140647
Garmin QUE
Software da Garmin, líder no segmento de fabricação de GPS, para mapas Garmin. Existe um projeto com alta atividade no Brasil, chamado Tracksource, onde centenas de pessoas contribuem com o desenvolvimento dos mapas. Software gratuito.
Projeto Tracksource: http://www.tracksource.org.br
Garmin QUE: http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=837
Bom, só o software não adianta. Você poderá navegar nos mapas, mas não terá o guia. Caso seu celular não tenha GPS interno, basta comprar um GPS USB ou um GPS Bluetooth (dê preferência os que possuam o chipset Sirf Star III).
Eu comprei no Ebay um Holux GPSlim 236, por US$ 40,00 (+- 100 reais com frete).
http://search.ebay.com/holux-236
Dá pra fazer o mesmo com outros aparelhos. Para os Nokia, existe o Route66, que é legal também.

  Fonte

0 comentários:

Postar um comentário